1. O sintoma corresponde a uma medida de adaptação do cérebro estratégico a uma situação de intenso sofrimento

O primeiro grande princípio da TSB considera todos os sintomas:

- físicos: alergias, anemia, angina, cancro, cansaço, diabetes, esclerose múltipla, gripe, hepatite, paralisia, tiques, etc. - psíquicos e comportamentais: alucinações, esquizofrenia, depressão, fobias, manias, obsessões, psicose, paranóia, tiques, etc

Como soluções de adaptação a um acontecimento (conflito) vivido com intenso stress, súbito ou repetido, que deixa a pessoa desarmada, sem solução e que actua geralmente de forma inconsciente.

Neste processo, que papel tem o Cérebro Estratégico e qual é a sua função?

O C.E., que podemos considerar como um computador dentro do próprio cérebro já que as suas estruturas funcionais situam-se dentro dos hemisférios cerebrais e integram o tronco cerebral e o cerebelo, é o motor de todo este processo. Ele avalia permanentemente, a cada instante, a vida relacional do sujeito, o sofrimento, o bem-estar, os desejos frustrados ou realizados.

A partir desta avaliação, toma as decisões e medidas que julga adaptadas e necessárias; para esse efeito estabelece uma ligação entre o psíquico e o funcionamento dos órgãos corporais utilizando de forma sistemática o conceito de compensação simbólica.

2. Stress e percepção emotiva, dois instigadores da resposta cerebral

O segundo princípio da TSB considera que, numa situação de aflição, o Cérebro Estratégico activa uma resposta em função do impacto do stress e da Percepção Emotiva. Pode, por exemplo, entre várias outras respostas, alterar o funcionamento ou a composição celular dum determinado órgão para o tornar mais competente.


Exemplo:

Uma mulher de 36 anos quer ter um filho antes dos 40 anos. Há um ano que tenta engravidar sem sucesso e, por isso, sente uma grande pressão. Esta “não realização do desejo” faz com que entre em hiperstress com um vivido emotivo de impotência de engravidar por causa duma deficiência de rapidez - luta contra o tempo. Onde vai incidir a gestão cerebral deste stress? Não sobre o funcionamento das células digestivas, renais ou cutâneas mas sobre o funcionamento da tiróide. Com efeito, a função biológica da tiróide consiste em tornar a pessoa mais rápida e mais eficaz na satisfação duma necessidade- fugir dum perigo, salvar uma criança em perigo de vida- ou dum desejo básico relativo, por exemplo, à alimentação- armazenar alimentos perante a ameaça duma penúria. Um hiper-funcionamento da tiróide, uma transformação das suas células e a formação de quistos são soluções compensatórias para resolver a dupla sensação de urgência e de impotência, na medida em que as células que produzem hormonas tiroidianas tornam o indivíduo mais acelerado e mais activo.

3. Programação infantil

O terceiro Princípio da TSB defende que o sintoma patológico aparece porque houve necessariamente numa fase precoce da vida da pessoa uma primeira experiência vivida de forma traumática. Da primeira experiência negativa (perda, separação, falta, violência, impotência) geralmente ocorrida no período perinatal, o sujeito retém certos parâmetros psico-emotivos aos quais fica sensível. Esta experiência constitui uma programação infantil que determina, fundamentalmente, o modo reactivo do indivíduo. Quando vários anos mais tarde a pessoa enfrenta uma situação semelhante do ponto de vista emotivo, a reacção psico-cerebral é intensa na sua manifestação celular ou comportamental. Se a nossa predisposição para um certo tipo de sintoma resulta, frequentemente, dum sofrimento da infância, ela pode resultar também de uma aflição vivida pela mãe (durante a gravidez), pelos pais ou antepassados.


Expostos estes princípios, sintetizemos agora os quatro pontos de referência da TSB que o orientarão o leitor na sua caminhada:

  1. A Intensidade do stress e a sua duração determinam a gravidade do sintoma.
  2. A Percepção Emotiva determina a localização precisa do sintoma numa determinada função ou órgão.
  3. A Programação Infantil cria uma sensibilidade que predetermina a Percepção Emotiva.
  4. O Cérebro Estratégico recorre aos três parâmetros na altura de lançar a sua resposta (sintoma).
São estes 4 pontos que definem o OBJECTIVO DA TSB